AMD apresenta Fusion ao mercado na Computex 2010 | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

AMD apresenta Fusion ao mercado na Computex 2010

Por Philipe Cardoso
Categoria: Diversos
jun 2nd, 2010
0 Comentários
275 Views

Nova tecnologia APU que une as tecnologias da GPU e CPU em um único chip e tem lançamento oficial previsto para o primeiro semestre de 2011

Empresa anuncia ainda Fusion Fund, fundo criado para fomentar inovação tecnológica baseada no processamento em APU

São Paulo, 2 de junho de 2010 – A AMD faz hoje, durante a Computex 2010, em Taiwan, a primeira demonstração ao mercado do processador AMD Fusion, iniciando uma nova era na indústria de processamento. O modelo representa uma mudança significativa nos recursos e arquitetura de processador atuais, pois combina em um único chip de silício, computação de alto desempenho (CPU) com núcleos de processamento gráfico (GPU). A nova família de produtos será baseada em APU (Unidade de Processamento Acelerado, em inglês) e deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2011.

Para Rick Bergman, vice-presidente sênior e diretor-geral da divisão de produtos da AMD, a nova tecnologia demonstrada no evento é uma prévia da grande revolução que a família AMD Fusion trará ao mercado: processadores que combinam CPU, GPU, processamento de vídeo e outras funcionalidades de aceleramento computacional, com alta capacidade de aproveitamento energético. A expectativa é que os produtos atendam as necessidades dos consumidores que demandam uma experiência de vídeo e navegação com rich media, games baseados em DirectX 11 e muito mais.

“Esta explosão multimídia exige novas aplicações e maneiras de gerenciar dados. Vídeos em baixa resolução precisam de uma boa escala para não perderem a qualidade ao serem exibidos em monitores grandes, bem como vídeos em HD que devem ser reduzidos para podermos assisti-los em telas menores, como de smartphones e celulares”, explica Bergman. “Temos certeza de que a experiência computacional evoluirá muito com esta tecnologia.”

Hoje, estima-se que mais de 28 bilhões de vídeos são assistidos/mês e milhares de imagens são enviadas a cada segundo para sites de redes sociais. Diante deste cenário, o conceito AMD Fusion é apresentado no momento mais adequado, possibilitando ao usuário utilizar tecnologia híbrida, que serve tanto para executar tarefas mais simples, como abrir planilhas e editar textos, quanto para as que exigem mais da parte gráfica, como acessar conteúdos digitais de vídeo, jogar jogos e rodar aplicações em vídeo HD.

AMD Fusion Fund

Além da nova tecnologia de processamento, a AMD anuncia o AMD Fusion Fund, um programa de apoio ao desenvolvimento de novas experiências aprimoradas digitais ao usuário, que ajudará a promover ainda mais um ecossistema voltado para computação colaborativa entre CPU e GPU. O fundo foi criado para fomentar investimentos estratégicos em empresas que trabalham com soluções habilitadas pelas capacidades aceleradas de computação da futura família AMD Fusion. Companhias interessadas podem enviar propostas inovadoras de investimento, para que sejam analisadas e avaliadas pela AMD.

“A indústria da computação está passando por uma transição inevitável e há muito tempo vislumbrada, desde a computação baseada em textos até o mundo digital de interfaces naturais entre humanos e sistemas, bem como experiências visuais ricas, intensas e realistas”, disse Manju Hegde, vice-presidente corporativo, do Programa de Experiência AMD Fusion, e gerente-geral do Fusion Fund. “As APUs do AMD Fusion foram projetadas para ampliar as possibilidades dos desenvolvedores de  software, melhorar a performance de aplicativos e oferecer altos níveis de eficiência energética em computadores mais refrigerados e ágeis. O Fusion Fund ajudará na ampliação do ecossistema Fusion, focado na concretização da próxima geração de computação para o mercado tradicional.”

Os projetos para análise incluem uma ampla variedade de capacidades de computação aceleradas e de próxima geração, baseados em produtos de APU do AMD Fusion, incluindo software de aplicativo e desenvolvimento de ferramentas, designs únicos de dispositivo, componentes de PC e idéias inovadoras que ampliam o alcance da computação colaborativa entre CPU e GPU.

Desenvolvimento de Software

Além de programas de desenvolvimento como o AMD Fusion Fund, a empresa apóia ativamente seus parceiros de hardware e software por meio do Programa AMD Fusion Partner. A iniciativa oferece às empresas de software e aos desenvolvedores, capacitação tecnológica, ferramentas de desenvolvimento e apoio, como por exemplo, o kit de desenvolvimento de software ATI Stream (SDK) que suporta padrões OpenCL Os parceiros também recebem apoio de marketing para ajudá-los a oferecer tecnologia atraente e soluções inovadoras baseadas em tecnologias da AMD, fortalecendo ainda mais seus negócios e permitindo que aumentem sua rede de vendas por meio do amplo ecossistema oferecido pela empresa.

Assista aqui ao vídeo da apresentação da tecnologia AMD Fusion.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *