Alguns motivos porque eu utilizo o Last.fm | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Alguns motivos porque eu utilizo o Last.fm

Por Cassio Santos
Categoria: Tecnologia
abr 16th, 2009
4 Comments
970 Views

Olá! Novamente vindo da longínqua terra de Japeri, e agora todo o Brasil sabe do problema dos trens, estou aqui para falar os motivos de utilizar o serviço on line Last.fm da CBS como já falei alguns motivos porque eu utilizo o Gmail do Google.

A música contagia

Desde o princípio da humanidade os sons possuem um papel importante na manutenção da espécie homo sapiens e existem evidências históricas que o homem já fabricava instrumentos musicais desde o Paliolítico, como esta flauta abaixo.

Fláuta do Paliolítico

É justo afirmar então que nós já nascemos para a música, apesar de eu ter despertado pra isso somente em 2008… foi neste período em que eu comecei a escutar música diariamente, a conhecer artistas e ir a shows que eu também conheci uma ferramenta muito interessante e que eu compartilho com o público leitor do Zoom Digital: o Last.fm. Continue lendo para conhecer algumas informações sobre a ferramenta e algumas de suas vantagens.

Como funciona?

iTunesBaixe o programa Last.fm e instale-o em seu computador. Faça um cadastrado no site. O nome e o artista de todas as músicas que você ouvir, seja pelo iTunes, Windows Media Player, Winamp ou qualquer outro player, serão enviados para os servidores da Last.fm. Com estas informações o sistema da Last.fm oferece uma série de recursos muito interessantes.

Rede Social

Que Orkut ou Facebook que nada! O Last.fm é uma rede social direcionada especificamente para o assunto música. Talvez você conheça o esquema, mas em linhas gerais, redes sociais são espaços onde as pessoas compartilham informações e se conhecem. No Last.fm você pode, por exemplo, criar um grupo de pessoas que gostam das músicas do Queen e descobrir em uma discussão do Grupo que a banda, tempos atrás já se apresentou na sua cidade e deixou uma foto em algum restaurante perto da sua casa…

Vizinhos

Sabendo quais músicas que você escuta o Last.fm procura outros usuários com os mesmos gostos e os relaciona em uma página de vizinhos. É um excelente empurão para você iniciar conversas e conhecer novas pessoas interessantes.

Taste-o-meter

Ferramenta que disponibiliza uma comparação do seu gosto musical com os outros usuários do Last.fm, analisa quais os artistas que você gosta e exibe em uma escala que vai de muito baixo até super. Também exibe desconhecido quando não há informações suficientes para a análise.

Tabelas, Biblioteca, Tags

O Last.fm lista todas as músicas que você ouviu recentemente em tabelas, assim você poderá saber quais músicas escuta com mais frequência e quais os artistas que mais te agradam em determinados períodos de tempo. A biblioteca reúne a lista de todos os artista que você ouviu permitindo que você escute novas músicas dos artistas ou verifique quais as músicas que você já escutou. As tags servem para você classificar as músicas, um sistema mais eficiente do que organização por pastas é muito fácil localizar as músicas por elas.

Blogs, Amigos, Favoritos

Você pode escrever sobre suas músicas, seus artistas e eventos e compartilhar estas informações com outras pessoas em um blog dentro da ferramenta. Você pode, como em qualquer rede social, adicionar seus amigos para que eles saibam das atualizações do seu blog e trocar mensagens com eles. Você também pode adicionar músicas como favoritas, assim seus amigos, além de verificarem o seu gosto geral pelo taste-o-meter, poderão ainda verificar quais músicas você realmente adora! É claro que você também poderá banir algumas músicas, isto é, evidenciar que você não gosta delas.

Eventos

O sistema do Last.fm baseado na sua localização e nos seus gostos musicais estará sempre exibindo informações sobre os próximos eventos que possam lhe agradar, próximos da sua localidade. Você ainda poderá visitar a página dos artistas para saber informações completas sobre as suas turnês.

Player com informações dos artistas

O aplicativo que você baixa funciona como um plugin junto com o seu player. Caso deseje você pode executar as músicas diretamente dos servidores do Last.fm. Isso é uma mão na roda quando eu não estou no meu computador 😀 . Quando uma música é iniciada o player mostra informações sobre o artista, como por exemplo, os integrantes de uma banda e a sua influência musical além de indicar artistas similares e as tags nas quais o artistas da sua música está classificado.

Muitas outras vantagens

A indicação de músicas similares as que você está escutando, e de artistas similares ao que você está ouvindo e a possibilidade de escutar a “rádios” de outros usuários, isto é, as músicas que uma outra pessoa gosta, também são recursos muito interessantes e eu ficaria aqui um bom tempo tentando listar todos os benefícios da ferramenta.

São muitas ferramentas interessantes que dinamizam a sua experiência com a música. Não perca tempo, acesse agora mesmo o endereço: www.lastfm.com.br, faça o seu cadastro e baixe o programa Last.fm.

Caso queira acrescentar mais alguma informação, deixe seu comentário abaixo.

Abraços,
Cassio

About "" Has 16 Posts

Carioca, que vive em Santa Catarina, desenvolvedor web e estudante de Ciência da Computação.

4 Responses to “Alguns motivos porque eu utilizo o Last.fm”

  1. Irio Musskopf disse:

    Eu uso o last.fm praticamente desde que lançou, mas agora a rádio vai virar paga para países não-EUA/Alemanha.

  2. ronaldo disse:

    😉

  3. ronaldo disse:

    😕 😕 😎 😎

  4. ronaldo disse:

    eu quero que o prefeito cumpra com o banho de luz na cidade de japeri e no meu bairro parque maramba que esta na escuridão e sem asfalto sera que isso e pedi muito!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *