ADSL Como funciona? | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

ADSL Como funciona?

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
set 27th, 2008
16 Comments
3167 Views

Ola pessoal meu nome é Gustavo Cristófori, irei usar esse espaço para falar sobre redes e hardware.

Enquanto as vídeo aulas sobre servidor BrazilFW não estão prontas resolvi postar sobre banda larga, para quem é curioso ai vai como funciona a banda larga ADSL.

História

Ela foi inventada em 1989 por um engenheiro da Bell Labs o seu uso começou no final da década de 1990 como forma de acesso à internet de banda larga, é dito ainda que o estudo ocorreu como forma de levar a tv a cabo através da rede telefônica, onde se descobriu uma forma rápida de acesso a internet.


ADSL é a sigla para Assymmetric Digital Subscriber Line ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante”. Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência digital de dados em alta velocidade por meio de linhas telefônicas comuns. A cada dia, a tecnologia ADSL ganha novos usuários, tanto é que este é o tipo de conexão à internet em banda larga mais usado no Brasil e um dos mais conhecidos no mundo.

Funcionamento da tecnologia ADSL

A tecnologia ADSL basicamente divide a linha telefônica em três canais virtuais, sendo um para voz, um para download (de velocidade alta) e um para upload (com velocidade média se comparado ao canal de download). Teoricamente, as velocidades de download podem ir de 256 Kbps até 6.1 Mbps. No caso do upload essas taxas variam de 16 Kbps até 640 Kbps, mas tudo depente da infra-estrutura do fornecedor do serviço, o que indica que essas taxas podem ter valores diferentes dos mencionados. É por causa dessas características que o ADSL ganhou o termo “assymmetric” (assimétrica) no nome, pois indica que a tecnologia possui maior velocidade para download e menor velocidade para upload.

Repare que entre os três canais há um disponível para voz. Isso permite que o usuário fale ao telefone e ao mesmo tempo navegue na internet, ou seja, não é necessário desconectar para falar ao telefone. Para separar voz de dados na linha telefônica, é instalado na linha do usuário um pequeno aparelho chamado Splitter. Nele é conectado um cabo que sai do aparelho telefônico e outro que sai do modem.

Na central telefônica também há uma espécie de Splitter. Assim, quando você realiza uma chamada telefônica (voz), o sinal é encaminhado para a rede de comutação de circuitos da companhia telefônica (PSTN – Public Switched TelephoneNetwork) e procede pelo seu caminho habitual. Quando você utiliza a internet, o sinal é encaminhado ao DSLAN, que é explicado logo abaixo.

Quando uma linha telefônica é usada somente para voz, as chamadas utilizam freqüências baixas, geralmente entre 300 Hz e 4000 Hz. Na linha telefônica é possível usar taxas mais altas, mas elas acabam sendo desperdiçadas. Explicando de maneira simples, o que o ADSL faz é aproveitar para a transmissão de dados as freqüências que não são usadas. Como é possível usar mais de uma freqüência ao mesmo tempo na linha telefônica, é então possível usar o telefone para voz e dados ao mesmo tempo. A ilustração abaixo exemplifica este esquema:

A tecnologia ADSL funciona instalando-se um modem específico para esse tipo de conexão na residência ou empresa do usuário e fazendo-o se conectar a um equipamento na central telefônica. Neste caso, a linha telefônica serve como “estrada” para a comunicação entre esses dois pontos. Essa comunicação ocorre em freqüências acima de 5000 Hz, não interferindo na comunicação de voz (que funciona entre 300 Hz e 4000 Hz). Como a linha telefônica é usada unicamente como um meio de comunicação entre o modem do usuário e a central telefônica, não é necessário pagar pulsos telefônicos, pois a conexão ocorre por intermédio do modem e não discando para um número específico, como é feito com o acesso à internet via conexão discada. Isso deixa claro que todo o funcionamento do ADSL não se refere à linha telefônica, pois esta é apenas um “caminho”, mas sim ao modem. Quando seu modem estabelece uma conexão com o modem da central telefônica, o sinal vai para um roteador, em seguida para o provedor e finalmente para a internet. É importante frisar que é possível que este sinal saia diretamente do roteador para a internet.

O sinal citado acima, depois de enviado à central telefônica, é separado e os dados vão para um equipamento DSLAN (Digital Subscriber Line Access Multiplexer), que limita a velocidade do usuário e uni varias linhas ADSL (é este equipamento que faz com você navegue à 256 Kbps mesmo quando sua conexão suporta 2 Mbps) enviando o sinal para uma linha ATM (Asynchronous Transfer Mode) de alta velocidade que está conectada à internet.

Em outras palavras, a central telefônica suporta uma certa quantidade de usuários ao mesmo tempo. Cabe ao DSLAN gerenciar todas essas conexões, “agrupá-las” e enviar esse grupo de conexões à linha ATM, como se fosse uma única conexão.

Praticamente todas as empresas que fornecem ADSL só o fazem se o local do usuário não estiver a mais de 5 Km da central telefônica. Quanto mais longe estiver, menos velocidade o usuário pode ter e a conexão pode sofrer instabilidades ocasionais. Isso se deve ao ruído (interferência) que ocorre entre um ponto e outro. Quanto maior essa distância, maior é a taxa de ruído. Para que haja uma conexão aceitável é utilizado o limite de 5 Km. Acima disso pode ser possível, mas inviável o uso de ADSL.

O protocolo PPPoE

Diante das informações acima, você deve se perguntar porque em muitos casos é necessário usar um programa para se conectar à internet, se o ADSL permite uma conexão permanente usando unicamente o modem.

O ADSL por si só é um meio físico de conexão, que trabalha com os sinais elétricos que serão enviados e recebidos. Funcionando dessa forma, é necessário um protocolo para encapsular os dados de seu computador até a central telefônica. O protocolo mais utilizado para essa finalidade é o PPPoE (Point-to-Point over Ethernet RFC 2516).

O protocolo PPPoE trabalha com a tecnologia Ethernet, que é usada para ligar sua placa de rede ao modem, permitindo a autenticação para a conexão e aquisição de um endereço IP à máquina do usuário. É por isso que cada vez mais as empresas que oferecem ADSL usam programas ou o navegador de internet do usuário para que este se autentique. Autenticando, é mais fácil identificar o usuário conectado e controlar suas ações.

Você pode estar se perguntando: por que os primeiros serviços de ADSL do país davam IP fixo ao usuário, sem necessidade de usar o PPPoE, ou seja, porque o PPPoE não foi usado antes? Naquela época, o protocolo PPPoE era novo (foi homologado em 1999) e, conseqüentemente, pouco conhecido. Com isso, o usuário usava ADSL através de uma conexão direta do modem à central telefônica, sem necessidade de autenticar. Mas quando as empresas começaram a descobrir as vantagens do PPPoE passaram a implantá-lo. Isso permite à companhia ter mais controle sobre as ações do usuário.

BOM  SE VOCÊ LEU ATÉ AQUI COMENTE… É INEGAVEL SUA VONTADE POR CONHECIMENTO SE CONSEGUIR NO MINIMO 10 COMENTÁRIOS ENTERGO A PRIMEIRA VIDEO AULA, FALANDO SOBRE ESSE TEMA… IPS.. E ENSINO A CONFIGURAR UM MODEM DSLINK 260E.

Agradeço a todos que fizeram disso real pelo menos hoje sem citar nomes… mais na video aula falo o nome de todos..

Abraço a todos e uma coisa digo com o conhecimento podemos mudar o mundo.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

16 Responses to “ADSL Como funciona?”

  1. Cassio Santos disse:

    Hehehe… O cara está barganhando comentários!

    Mas aqui está o meu.

    Gostei do conteúdo e percebi que você domina bem o assunto. Gostaria de assistir a vídeo-aula.

  2. Tecnocrata disse:

    hehehehehehe

    verdade, mas ele merece muito.

    a explicação ficou realmente muito boa

    parabéns

  3. Efraim Queiroz disse:

    Obrigado pelo texto, elucidativo. Sou usuário de ADSL desde o tempo em que se usavam modens internos e mesmo assim não conhecia certos aspectos da tecnologia.

  4. Daniel disse:

    Texto fanástico!

    Gostaria de ler um texto seu sobre conexão a cabo.

  5. Rafael disse:

    Muito bom o texto, bem explicado.
    Eu eu queria saber sobe a tecnologia 3G?
    E também as vídeo aulas sobre o Brazil-FW deis da instalação até configuração de QoS, proxy, Load-Balance entre outros.

  6. Gustavo Cristofori disse:

    Pessoal muito grato pelos comentários… os temas pedidos já estão sendo escritos logo terá post para eles… irei falar de todos sistemas de internet …. ADSL, CABO, DISCADO, SATELITE, VIA RADIO, 3G e um pouco sobre o sistema via energia elétrica que está em testes.

    #Rafael irei falar tudo de BrazilFW só que por problemas técnicos LOAD BALANCE e PROXY vou apenas explicar não tenho como demostrar… mais surgindo oportunidade eu demostro.

    Rafael convido você e todos demais, a separar um pc pode ser um 486, p1, p2, p3 precizo de no minimo 100 mhz de cpu e 16 de ram, duas placas de rede, hd de 100 mb ou adaptador ide compact flash sendo o compact flash melhor e de pouco consumo elétrico, separe esse material de uma boa limpado no computador confira memória, hd, placas de redes, ventoinhas estando OK podemos iniciar.

    Tudo correndo bem semana que vem inicio a série de video aulas, tento na mesma semana postar uma de BrazilFW e uma da sério como funciona.

    Lembrando falta 5 comentários.

  7. Cassio Santos disse:

    Vale um segundo comentário ?
    E o seu não conta ?
    O próximo post vai ficar surpresa ou você já escolheu algum dentro dos quais você mencionou?

    Estou morrendo de ansiedade para ler mais sobre a tecnologia 3G.

  8. Gustavo Cristofori disse:

    Estou conhecendo a ferramenta…

    Na verdade sempre irei fazer isso é uma resposta direta a vcs… bom pela ordem creio que seja interessante falar do sistema cabo primeiro já que ADSL e cabo é os mais usados por nós users…

    #Cassio sempre que tiver uma dica de post ou video aula faça e irei atender dentro do possível.

    Continue assim.

  9. José Luís disse:

    Bom post! Vou acompanhar a série.

  10. Andre Lima disse:

    Gustavo,

    Muito boa mesma sua explicação sobre esta tecnlogia que esta cada vez mais nosso dia-a-dia e nosso cotidiano. E nada melhor que saber a funcionabilidade e seus respectivos caminhos até conseguirmos alcança a internet. Um post legal seria sobre uma explicação de como a internet funciona como fazemos para pegar um ip valido no nosso provedor rotas,caminhos, link’s e detinos que tracemos. Por exemplo para acessar um site da google na china “http://www.google.cn/” do outro lado do mundo & quantos servidores de dns existe no mundo inteiro que nos redirecionam. Me recordo mais são poucos pela grandeza da rede para resolver e traÇar nossas rotas no grande mundo da internet. Conheço um pouco do assunto mais nunca me canso de rever e reler e para aqueles que tem interesse nesse assunto séria uma boa.

    Vlw Gustavo e continue com este nivel de post.

  11. Guilherme Albuquerque disse:

    Muuuuuito boa cara, parabens por essa maravilhosa aula, e quando vai chegar o Brasil FW?

  12. Daniel Souza disse:

    Ou seja, controlar o usuário é fazer venda casada de provedor de conteúdo que nem máquina com Windows.
    Cartel disgramado.

  13. Samuel Varela - 30 anos - Crato-CE disse:

    Ótimo texto, ótima aula.
    Agora sei o que precisava saber sobre ADSL.

  14. Carol disse:

    olá Gustavo…
    muito interessante o conteúdo desse site.
    diante disso, gostaria de saber se vc pode me ajudar num trabalho que pretendo desenvolver.
    gostaria de saber sobre como funciona o video game sem fio. se for possível,responda no meu e-mail por favor. (carol_fg2005@hotmail.com).obrigada.

  15. Edivalo disse:

    OI GUSTAVO VC DOMINA MESMO O ASSUNTO, MAIS FIQUEI COM UM DUVIDA, SE ANTIGAMENTE NÃO TINHA PROVEDORES E ERA DIRETO PELA COMPANHIA . MINHA PERGUNTA TEM COMO AINDA TE UMA CONEXÃO COM A OPERADORA DE TELEFONE SEM PROVEDOR?

  16. Robeto Ramos disse:

    Meu caro Gustavo, vc mandou muito bem, tu manja do assunto, gostaria de ver tua vdeo aula. Mand ae!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *