Adicionar/Remover atalhos no Desktop (Gnome) | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Adicionar/Remover atalhos no Desktop (Gnome)

Por Philipe Cardoso
Categoria: Tecnologia
mar 3rd, 2009
2 Comments
614 Views

Icones extras no desktopEu por exemplo, gosto de ter uma área de trabalho limpa sem ícones desnecessários, no máximo os pen drives plugados.

Algumas distribuições como Fedora ou uma instalação default do Gnome (para quem veio de outro ambiente de desktop ou sem interface gráfica) vem com esses links habilitados por padrão, o que demanda algum trabalho de quem deseja desabilitá-los e não tem muita intimidade com o sistema.  Outras como o Ubuntu vem parcialmente desabilitadas, exibindo somente os dispositivos montados (pen drives, iPod’s®, cameras digitais), sem mostrar links para o computador ou lixeira.

Quem gosta de personalizar ao máximo o seu sistema operacional, essa dica é indispensável, ainda para quem não conhece a ferramenta que iremos usar para essa edição.

Abra o regedit Editor de Configurações do Gnome ( $ gconf-editor ), e entre no seguinte diretório:

/apps/nautilus/desktop

Aí é possível escolher quais ícones você deseja que apareça na sua Área de Trabalho do Gnome, onde “computer”, “home”, “network”, “trash” e “volumes”, correspondem respectivamente com “Computador”, “Servidores de rede”, “Lixeira” e os tais dispositivos plugados.

Para salvar as suas modificações nada de reiniciar o sistema, editar algum arquivo manualmente ou mesmo clicar em salvar. Assim que você marcar a opção que habilita o ícone, ele aparece no seu Desktop. Logo, só fechar a janela do gconf-editor.

About "" Has 2042 Posts

23 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a epoca que possuia formato de blog, Podcaster oficial do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia e formado como técnico de informática.

2 Responses to “Adicionar/Remover atalhos no Desktop (Gnome)”

  1. joselice disse:

    o meu não apareceu 😥

  2. Irio Musskopf disse:

    Joselice, até que parte tu conseguiu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *