Aceitar estranho em rede social é perigoso | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

Aceitar estranho em rede social é perigoso

Por Filho Arrais
Categoria: Tecnologia
ago 28th, 2009
0 Comentários
210 Views

JAPAN-ELECTION/INTERNET

Usuários do Facebook que publicam mensagens entusiasmadas sobre viagens ou eletrônicos recém comprados podem estar colaborando com criminosos.

Uma pesquisa com 2.092 usuários de mídia social realizada pela empresa britânica Legal & General descobriu que quase quatro a cada dez pessoas que utilizam sites de rede social, ou 38%, publicam detalhes de planos para o feriado, e 33% informações sobre um final de semana fora de casa.

“Juntamente com a descoberta de que uma proporção alarmante de usuários está preparada para ser contato de pessoas que na verdade não conhecem, isso apresenta um sério risco à segurança da casa e dos pertences do indivíduo”, afirma a seguradora.

Em um relatório entitulado “O Criminoso Digital”, a Legal & General informa que as pessoas usam sites de mídia social para se conectar com outras que são essencialmente desconhecidas, o que pode fornecer informação vital para potenciais ladrões.

Para testar quão rapidamente as pessoas aceitam “amigos” online, a pesquisa, conduzida pela Opinion Matters, envolveu o envio de 100 solicitações a estranhos selecionados por acaso.

Dentre o total, uma proporção de 13% aceitou o convite no Facebook e 92% no Twitter, sem qualquer checagem.

Mas além destes novos “amigos”, o levantamento descobriu que quase dois terços, ou 64 por cento, daqueles com idade entre 16 e 24 anos compartilham seus planos para o feriado, com os usuários mais jovens mais suscetíveis a fornecer dados sobre os planos de viagem.

Segundo a pesquisa, os homens são bem relaxados sobre dar informações online, com 13% incluindo o número do celular no perfil, contra 7% das mulheres. Além disso, 9% deles também divulgou o endereço, enquanto apenas 4% das mulheres o fizeram.

“Essa atitude pode resultar em um completo estranho obtendo detalhes sobre interesses, localização e movimentos da pessoa dentro e fora de casa”, explica a Legal & General.

About "" Has 53 Posts

Analista de Sistemas, Administrador de Redes Linux

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *