A vantagem da competição entre o Google+ e o Facebook | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

A vantagem da competição entre o Google+ e o Facebook

Por Cassio Santos
Categoria: Destaques
jul 31st, 2011
5 Comments
1406 Views

Recentemente observamos a iniciativa do Google de concorrer com o Facebook, lançando a sua nova rede social: o Google+.

No mundo dos negócios é assim: as grandes empresas estão sempre tentando lançar um serviço melhor que o seu concorrente, oferecendo um algo a mais que será o motivo de sucesso de sua ferramenta.

Há um tempo atrás o Yahoo! lançou o Meme para concorrer com o Twitter e o Google, que também queria atingir o passarinho azul, lançou o Buzz. Estes novos serviços trazem as mesmas características do Twitter com a vantagem de poder utilizá-las dentro de sua caixa de e-mail ou adicionar fotos e vídeos às suas postagens.

Apesar da inovação, estas ferramentas falharam, por diversos motivos, logo após o lançamento e hoje poucas pessoas as utilizam. Com o tempo, o próprio Twitter resolveu adicionar algumas destas dicas em sua estrutura e se tornou algo melhor.

Nem sempre os experientes levam a melhor:  lembro de usar os serviços do Yahoo! (como o Search para buscas e o Mail para correio eletrônico), mas agora utilizo os do Google, líder do mercado. O Google Search tornou-se a ferramente de busca mais usada do mundo, capaz de fornecer respostas de excelente relevância às pesquisas realizadas. Com o Google Mail posso categorizar as mensagens da forma como eu quiser (com o uso dos marcadores). O Yahoo! demorou para melhorar estas suas ferramentas e perdeu a sua base de usuários.

Quase que ao mesmo tempo do Google+ ser lançado, com duas grandes novidades: chats com vídeos e em grupo (os Hangouts) e a separação dos amigos em círculos de amizades (os Circles) o Facebook fez uma parceria com o Skype e lançou uma ferramenta similar que permite chat com vídeos.

Se nós não ganharmos com o Google+ um novo serviço com as melhores soluções para redes sociais, pelo menos poderemos esperar melhorias no Facebook.

A competição faz bem para a internet!

Serviço Campeão Concorrentes
Microblog Twitter (julho de 2006) Jaiku (fevereiro 2006)Meme do Yahoo! (2009)Google Buzz (2010) Apesar do Meme ser fastástico e do Google ter comprado o Jaiku e ter lançado o Google Buzz, estes serviços não agradaram ao público.
Rede social Facebook (2004) MySpace (2003)Google+ (2011) O MySpace era um lugar muito bom até surgir o Facebook, muito mais prático na manutenção das relações sociais on line.
Ferramenta de busca Google Search (1997) Yahoo! Search (1995)Bing (2011) A pesquisa do Yahoo! era o suficiente até que o Google se mostrou uma alternativa mais interessante. O Bing é uma força crescente que fez o Google Search melhorar bastante ultimamente.
E-mail Google Mail (2004) Yahoo! Mail (1997)Windows Live Hotmail (1996) “O Yahoo! Mail é, sem dúvida, o melhor sistema de e-mail”. Assim que eu me referia à versão Classic, quando criei a minha conta há muitos anos atrás. Agora o Google passou a frente. Qual será o próximo melhor sistema de e-mail?

About "" Has 16 Posts

Carioca, que vive em Santa Catarina, desenvolvedor web e estudante de Ciência da Computação.

5 Responses to “A vantagem da competição entre o Google+ e o Facebook”

  1. zoomdigital disse:

    Com certeza Cassio.

    Concordo com tudo que voce disse…

    O que não mata fortalece rsrs… E é sempre nos momentos de crise que as empresas evoluem mais. visto a Apple e que dps de sua grande crise e quase bancarrota só vem crescendo desde 1997.

    Interessante lembrar de ferramentas como o Meme e Buzz realmente ficaram pelo caminho e eu penso como deve ser constrangedor uma empresa ter que praticamente fechar o serviço por falta de usuários, ainda mais serviços que nem chegaram a decolar e so criaram burburinho..

    A verdade é que na internet não adianta ser o melhor, mas ser o primeiro conta muito!!

  2. Bastante interessante a aboardagem, Cassio!

    Rapaz, realmente a Google está inovando a cada dia que passa, e agregando tudo isso, parece que cada vez estamos nos tornando mais dependentes dessa empresa.
    Até porque, os serviços que eles oferecem realmente tem qualidade comparado a outros, porém levando em consideração o que muitos comentam, centralizar TUDO em uma única estrutura parece perigoso mesmo, não?

    Será o princípio de um monopólio cibernético?

    x D

    Abraços!

  3. Malloy disse:

    Concordo plenamente cara!!

    A vantagem da concorrência é a melhoria de serviços

  4. saviomor disse:

    Perdoe-me, mas não acho o Gmail melhor do que o Yahoo! Mail…

    Não podemos confirmar se queremos ou não salvar os contatos (aliás, o AOL Mail e o Webmail Ciudad Internet (o antigo UBBI Mail) estão fazendo a mesma coisa, e se não me engano, o ICQ Mail é mais um que está igual nesse sentido…), não podemos escolher se queremos ou não adicionar a conversa a outros marcadores ou se queremos mover a mensagem ao pesquisarmos pela mesma (falando nisso, não dá para movermos diretamente os "spans" à lixeira e não tem a opção de movermos para a Caixa de Entrada, apesar de que podemos marcar que não são "spans"), não temos a opção de marcar que não queremos agrupar as mensagens da mesma conversa (e temos ainda de abrir a conversa inteira se só quisermos excluir uma das mensagens e não todas)…

    Fora que falta ao Gmail a opção de bloquear remetentes, mandarem as mensagens dos mesmos à lixeira em automático não é algo que resolve bem o problema de remetentes indesejáveis!

    Além disso, o Yahoo! Mail permite abrir as mensagens em novas janelas, isso é, a versão clássica, a nova não permite isso, embora nos permita abrir as mensagens sem sairmos da caixa de entrada (coisa que por sinal, foi copiada na atual versão do AOL Mail, que usa o mesmo servidor do AIM Mail e Mail.com, e falando no AOL Mail, a versão clássica também nos permitia abrir as mensagens em novas janelas…)…

    O problema do Yahoo! Mail é que mandam coisas demais à pasta de "spans" e que não são "spans" e eles desmarcam todas as mensagens logo após a gente selecionar como não-lidas por exemplo, daí, para a gente mover as mensagens, temos de remarcar tudo, mas é verdade que o Gmail é muito mais rápido e não expira tanto…

    E uma coisa que realmente me irrita no Yahoo! Mail é que quando abrimos uma nova janela ou pasta, eles insistem em dizer que fomos desconectados do bate-papo, sob a alegação de que acessamos de outro computador ou dispositivo, o que me lembra de outra coisa: há tempos eles dizem que já estão trabalhando para podermos utilizar o bate-papo do Yahoo! Mail e o aplicativo do Yahoo! Messenger ao mesmo tempo, esse problema de não poder abrir os dois juntos não acontece com o Hotmail e Live Messenger e nem com o Gmail e Google Talk…

  5. saviomor disse:

    Quanto às ferramentas de busca, o Bing da Microsoft e o Yahoo! Cadê? utilizam a mesma "engine" da Pesquisa Google, mas piorada, por exemplo: a gente digita um apelido como "Vivi" e o sistema troca "Vivi" por qualquer tempo verbal do verbo "viver", sem que "Vivi" deva ser necessariamente o passado de "viver", e quando fui procurar por um acrônimo chamado "MND", trocaram por "mundo", "MND" pode até ser "mundo" em internetês, mas não é obrigatório que seja apenas isso…

    Na Pesquisa Google, a gente ainda consegue evitar isso usando aspas ou sinal de mais, mas no Bing e no Yahoo! Cadê?, não funciona, experimentem, por exemplo, pesquisarem por "Pinto da Costa" (celebridade portuguesa): haverão resultados para "pintas das costas"!

    A Pesquisa Google também não tem a opção de diferenciar maiúsculas de minúsculas, a gente pode considerar ou não acentos colocando um sinal de mais antes da palavra (de maneira que "+cagado" e "+cágado" ou "+esquilo" e "+Ésquilo" podem ser diferenciados ao pesquisar), tentei, por exemplo, encontrar resultados contendo "Academia Prometeu" (cenário da mitologia grega) e vieram resultados contendo "a academia prometeu (alguma coisa)" ou "o dono da academia prometeu (alguma coisa)", e detalhe que se pesquisar "Prometeu" sem aspas, eles trocam por qualquer tempo verbal do verbo "prometer"…

    E finalmente, em relação às redes sociais, MySpace caiu mais no gosto dos artistas, eu também não tenho nem 100 contatos no MySpace e quase todos eles já têm Facebook ou Orkut, ou senão, ambos, mas no geral, tanto o Facebook quanto o MySpace são muito melhores do que o Orkut, embora não tão úteis, o Orkut ainda está devendo aos usuários aumentar os limites de contatos e comunidades, mas como o Orkut é atualmente sediado no Brasil e o Brasil é um péssimo país para negócios e mais ainda em se tratando de ter a ver com serviços na internete…

    Quero saber quando é que o Google trocará a gravação automática do telefone por algum funcionário, quando terão um e-mail para contato para a gente poder falar com eles e quando o "blog" do Orkut terá o campo de comentários para podermos comentar algo, já que meu perfil está cheio de erros e falhas técnicas, e muito embora eles digam, por exemplo que o erro do contador de fotos não interfira em relação a adicionar mais fotos, o erro ainda continua em alguns de meus álbuns…

    Pior que fui reativar um antigo perfil desativado (o qual eu ainda utilizava para fazer algumas pesquisas e falar com quem me bloqueou em minha atual conta ativa) e me mandaram cadastrar o celular, fui fazer isso e deu errado, disseram que o número que inseri não é válido, o cérebro deles é que não é válido, visto que já comparei várias vezes o número que digitei com o número que está em meu celular, apenas mudei de número de celular, o aparelho é o mesmo, apesar de que tenho ainda outro perfil em desuso com o antigo número (e observação: como só podem existir no máximo dois perfis de Orkut com o mesmo número de celular, é chato demais para quem vai criar mais de dois perfis, fora que tem gente que não tem celular ou não gosta de dá-lo…)!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *