A SOPA e a PIPA da internet | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

A SOPA e a PIPA da internet

Por Joatan Fontoura
Categoria: Diversos
jan 20th, 2012
2 Comments
922 Views

Os ânimos estão um tanto alterados na internet durante essa semana, desde que partidários do governo americano resolveram colocar em prática projetos com o objetivo de modificar determinadas leis aos usuários, assim como também, “distribuidores” de conteúdo de toda a internet.

As propostas referenciadas pelas siglas em inglês SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act), ou seja, “Pare com a Pirataria Online” e “Ato para Proteção da Propriedade Intelectual” estão recebendo o apoio de emissoras de TV, gravadoras de música, estúdios de cinema e editoras de livros. Nomes como Disney, Universal e Warner Bros estão trabalhando a favor da iniciativa.

Assim sendo, a intenção principal de colocar essas medidas em prática é preservar os direitos dos reais autores de uma obra, suprindo também as perdas que toda a indústria envolvida sofre com a pirataria na rede. Além de tudo, com as leis propostas em prática, punições estão previstas para os envolvidos, considerando que essas englobariam toda a cadeia que consome o material, desde as fontes que permitem o compartilhamento e distribuição (sites de busca, redes sociais, espaços com conteúdo colaborativo), assim como os usuários finais, ou seja, quem efetuar o uso, baixando os conteúdos para seus computadores. Entre as penas previstas estão 5 anos de prisão, dependendo da situação.

Diversos sites e serviços online já demonstraram sua indignação contra as propostas, entre eles Google, Facebook e Wikipedia, sem contar todos os demais portais de menor visibilidade que também entraram no protesto. Estima-se que cerca de 7 mil endereços aderiram a reivindicação. A forma de expressar sua opinião que foi demonstrada, muitas vezes reservou-se a troca da logo principal do site, troca da homepage ou mesmo tornar o serviço indisponível por determinado tempo, tudo voltado para “chamar a atenção” das autoridades políticas americanas, e demonstrar que elas estão erradas, trabalhando dessa maneira.

Contudo, a revolta que empresas conceituadas no ramo da tecnologia demonstram na internet está relacionada fortemente ao fato de que colocando as leis citadas em prática, acabaria com a “liberdade” que existe hoje na rede. Basicamente, os serviços precisariam estar sempre monitorando o que está trafegando por suas páginas, e os usuários precisariam estar atentos a todo o conteúdo considerado “suspeito” que encontrassem, visto que isso poderia levar a uma punição. Devemos concordar que na pior das hipóteses, colocando a medida em prática, aconteceria um tremendo retrocesso na forma de usar a internet. Não que a “mídia tradicional”, se é que podemos chamar assim, não tenha direito de reivindicar o que é seu, claro que tem, mas precisam perceber que não é dessa forma que vão conseguir alguma coisa.

Fonte: G1 Tecnologia e IG Tecnologia

Fonte da imagem: geekverse.net

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

2 Responses to “A SOPA e a PIPA da internet”

  1. […] que comentamos essas questões, em uma postagem publicada na última semana, algumas coisas mudaram, e talvez tenhamos boas novas para […]

  2. […] 0 comments Após pouco mais de um mês da tensão causada em toda a internet devido aos projetos SOPA e PIPA, assim como o consequente fechamento do site de compartilhamento de arquivos Megaupload pelo […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *