A mudança da Dell perante os consumidores | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

A mudança da Dell perante os consumidores

Por Joatan Fontoura
Categoria: Diversos
out 10th, 2011
0 Comentários
560 Views

Já ouviram falar que a curiosidade matou o gato?

Pois é…além do gato, quase que ela me matou também na última segunda-feira (03/10/11), caso eu não tivesse participado da primeira palestra do CIPCOM (Ciclo de Palestras da Comunicação), realizado na Universidade Feevale – RS.

Inicialmente, somente os alunos da área da comunicação, diga-se, jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas e afins estariam convidados, mas eu como o bom e velho “rato de palestras e eventos” estava lá, mesmo sendo acadêmico de sistemas de informação.

A palestra que assisti tinha como título “A Evolução da Dell e a Reinvenção da Marca”. Entenderam o porque da imensa vontade em assistir, agora?

Em um papo bastante descontraído com a gerente de comunicação corporativa da Dell Brasil, Ana Evangelista, o auditório ficou lotado para ouvir sobre o tal “case da Dell”.

Primeiramente, a simpática Ana nos contou a fabulosa história do amigo Michael Dell, sendo que se não fosse pela vontade enorme dele em ter um computador, e os preços abusivos da época, fazendo com que ele mesmo fabricasse sua própria máquina, iniciando depois a produção e comercialização em massa, a Dell poderia nem ao menos existir, deixando de empregar quase 80 mil funcionários espalhados por diversas partes do mundo, com um faturamento anual de mais de 70 bilhões de dólares.

A intenção da palestra não foi somente compartilhar a história ao redor da empresa, mas sim, nos fazer saber da grande evolução que a mesma está ganhando referente ao relacionamento com seus clientes, tanto no ramo corporativo quanto usuários finais.

Hoje se um consumidor liga para a Dell querendo comprar um servidor novo para sua empresa, a pergunta principal não é “qual a configuração que você precisa?”, mas sim,  “qual a utilidade desse servidor para você?”.

Segundo Ana, a Dell quer criar tanto uma parceria comercial com seus clientes, assim como também laços de amizade, conhecendo as reais necessidades dos mesmos, podendo permanecer dentro do “campo de sugestões” para o mercado consumidor, sendo que quando necessária qualquer mudança que necessite de novas aquisições, assim como uma forma de consultoria.

Evangelista resaltou a ideia de transparência que a Dell quer marcar em seus clientes, diante disso, modificando sua logo, a marca visual da empresa, trazendo agora cores mais claras, e acima de tudo, um fundo transparante, se adapatando a qualquer gosto e imagem de fundo.

A motivação que os funcionários dentro da companhia estão demonstrando com esse novo projeto, ficou claro diante dos fatos relatados por Ana, sempre prezando pela descontração entre os mesmos, não existindo divisão em uma hierarquia, considerando que tanto gerentes como subordinados convivem nos mesmos ambientes, tanto dentro, assim como também fora da Dell.

Realmente, a ideia da Dell estar cada vez mais próxima dos consumidores não é descartável, até porque, conquistando a confiança dos clientes fica tudo mais fácil para ambos os lados. Nos dias de hoje, nós bem sabemos que não basta saber conquistar, porém preservar por uma comunicação duradoura também é necessário.

Como profissional da área de TI, posso dizer que conheço parte do atendimento da Dell, e tanto a equipe comercial quanto a pós-vendas, sempre atendeu todas as necessidades da empresa onde trabalho, cumprindo prazos, e nos fazendo ter assim como meio de indicação.

About "" Has 381 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *