Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

A Inclusão Digital na Terceira Idade

1 min read

Terceira Idade

A inclusão digital ou infoinclusão na terceira idade, ainda não é encarada com Terceira Idadea seriedade e o interesse que o tema merece. Pois, este, que é um dos países com maior número de idosos, não sabe aproveitar este grande nicho de mercado, que seria a inclusão dessas pessoas na era digital. Neste sentido, ainda são muito tímidas as iniciativas por parte de nossos governantes e por entidades privadas no sentido de democratizar o acesso às tecnologias aos idosos.

No Brasil, estudos do IBGE (2006) revelam que a expectativa de vida já chega aos 71 anos e que a população de idosos é de aproximadamente 8,6%, podendo chegar a 15% até 2025. Porém, mesmo com o grande número de escolas de informática e com as facilidades oferecidas pelo varejo para aquisição de computadores, ainda não é comum encontrarmos idosos interagindo com estas ferramentas. Pois, na realidade, o problema não é o acesso à tecnologia, mas sim a dificuldade de compreensão da linguagem e da utilização física do computador.

Analisando este cenário, algumas empresas já estão começando a perceber essas dificuldades dos idosos e estão procurando desenvolver produtos direcionados a este público. Um exemplo é a Microsoft que anunciou que irá criar um computador para a terceira idade, que terá sua estrutura física ergonomicamente adaptada e virá com programas para gerenciamento de receitas médicas e outros aplicativos simples e úteis no dia-a-dia.

Com base nas questões acima abordadas, conclui-se que a questão da inclusão digital na terceira idade é um objetivo a ser seguido por toda sociedade, principalmente no Brasil, revendo antigos valores e preconceitos em relação aos mais velhos, para que o acesso a população idosa na era digital venha a possibilitar a manutenção dos seus papeis sociais, bem como o exercício da cidadania.

Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

Produtos eróticos ganham espaço em feira de tecnologia

Depois que um massageador pessoal (Osé) foi banido da CES 2019, alguns brinquedos sexuais tecnológicos conquistaram lugar ao sol na edição 2020. Mas como...
Philipe Cardoso
2 min read

One Reply to “A Inclusão Digital na Terceira Idade”

  1. 😆 Até que enfim alguém viu que idosos também gostam de continuar aprendendo e aplicando seus conhecimentos. ❗

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *