A importância do inglês para Profissionais de TI | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

A importância do inglês para Profissionais de TI

Por zoomdigital
Categoria: Oportunidades
maio 11th, 2011
5 Comments
6026 Views

Quando estava pesquisando para escrever o artigo sobre o Programa de Certificação Google Apps, deparei-me com um artigo no qual o autor colocava como uma “dificuldade” o fato do teste ser fornecido somente em inglês. A partir dessa colocação comecei a refletir sobre o assunto: Por que é uma dificuldade? Os profissionais de Tecnologia da Informação não deveriam saber inglês?
Todos sabem que desde que o inglês passou a ser um idioma usado internacionalmente, dominar o idioma tornou-se um fator extremamente importante. Há países que prezam o ensino da língua desde criança e oferecem isso de forma completa nas escolas públicas. Infelizmente não é o caso do Brasil, cujo ensino nas escolas não fornece muito além de uma base que poderá servir para seguir ou não na continuação dessa aprendizagem, depende do esforço e da dedicação.
Devido a esse fator, o número de brasileiros fluentes na língua inglesa é extremamente pequeno comparado a uma população tão grande. Porém, não adianta culpar somente as escolas e acomodar-se diante desse fato. Aprender inglês exige anos de dedicação e, possivelmente, investimento em cursinhos. Contudo, é um investimento que vale a pena. O idioma é um diferencial para todas as profissões. Uma pessoa com fluência em inglês sempre será mais valorizado do que alguém que não sabe nada.
E qual o impacto desse conhecimento na Tecnologia da Informação? Como todos sabem, a maioria das tecnologias e dos recursos da área advêm de países cujo idioma oficial é o inglês. E mesmo quando não são criados nesses países, o idioma utilizado quase sempre é o inglês, por ser a língua internacional. Com isso, chegamos a conclusão de que o profissional de TI precisa conhecer pelo menos o básico da língua inglesa, pois, caso contrário, não terá a mínima condição de trabalhar com isso. Contudo, muitos profissionais conhecem apenas esse básico, conhecido como inglês técnico. Para utilizar uma linguagem de programação, por exemplo, a pessoa precisa conhecer os termos e saber para que servem, mas muitas vezes esse uso é automático e não corresponde a um verdadeiro conhecimento do idioma.
E para que conhecer além do inglês técnico? Se você quiser ter um cargo importante na área de TI, conseguir melhores empregos ou desempenhar melhor seu papel, quanto mais você souber inglês, mais chances você tem de crescer na área. Isso acontece porque muitos livros bons ou inclusive manuais sobre recursos de TI são em inglês. Além disso, se você quiser ficar informado sobre as novas tecnologias que vão surgindo em outros lugares do mundo, você conseguirá passar na frente dos outros se puder obter a informação a partir da sua fonte. Você também poderá trocar ideias com outros profissionais de diferentes lugares do planeta. E se formos pensar no ramo empresarial, muitas empresas oferecem serviços para outros países e exigem a fluência em inglês. E você nunca sonhou em trabalhar para uma multinacional? Se você não souber inglês, esqueça esse sonho.
Depois de todas essas reflexões retorno ao site citado no início desse artigo, realmente é uma dificuldade o fato de ter que fazer uma prova em inglês para receber uma certificação do Google? Eu acredito que o profissional de TI que não sabe inglês nem deveria merecer essa certificação. E se algum dia você pensou em trabalhar em alguma empresa como o Google, comece a estudar inglês agora mesmo e boa sorte!
Para quem tiver interesse em maiores informações sobre os diferenciais que o mercado de trabalho da Tecnologia da Informação valoriza, assista ao vídeo no site Olhar Digital. No final, aparecem especialistas comprovando a fluência em inglês como um perfil muito procurado.

About "" Has 314 Posts

O Zoom Digital é um portal de tecnologia criado em 2008 e a 6 anos no mercado se consolidou como um dos maiores portais de tecnologia brasileiro.

5 Responses to “A importância do inglês para Profissionais de TI”

  1. Infelizmente ou Felizmente o inglês para área de TI é um requisito, por isso, estou correndo atrás.

  2. Priscila, sem comparações, ótimo artigo!

    Com certeza você conseguiu definir e realmente alertar o pessoal que acha que o inglês é só mais uma "pedra" na carreira profissional, ressaltando claramente a necessidade desse idioma na área de TI.

    Lendo a sua publicação, lembrei de uma breve conversa que tive com um colega de trabalho na semana passada.
    O rapaz recentemente voltou da Itália, pois, foi convidado para expor um projeto desenvolvido no seu ensino técnico em uma feita de inovação da Europa.
    Ele comentou, bastante surpreso, que por mais que tenha se esforçado na sua apresentação, elaborada em italiano (visto que ele tem um bom domínio desse idioma) foi alertando fortemente que é necessário conhecer o inglês, após explicar aos jurados o fraco conhecimento que possui da língua.

    Enfim, é apenas uma situação, porém, para meu conceito serviu de mais um alerta quanto a importância do inglês na nossa carreira!

    Parabéns pela postagem!

    Até breve!

  3. Vanderson disse:

    Muito bom Artigo fala tudo sobre oque um profissional precisa saber parabens….

  4. Talita Mazotti disse:

    Olá Priscila!

    Gostei do artigo! O Inglês realmente é muito importante em diversas áreas, principalmente para os profissionais de Tecnologia da Informação!

    Parabéns pelo artigo.

    Até mais!

  5. Gilvan Carvalho disse:

    Parabéns pelo artigo, fica o desafio de aprender o inglês para quem quer crescer na vida, tanto profissionalmente como cultural…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *