A briga entre Google e ECAD

By Joatan Fontoura
In Diversos
Mar 11th, 2012
0 Comments
61 Views

Se você está antenado nas notícias veiculadas em diversos portais da internet, já deve ter ouvido quanto ao caso “Google Brasil e ECAD”. Contudo, sempre vale recapitular, além de informar quem não está por dentro do assunto.

O ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) é um orgão de natureza privada, habilitado pelo governo federal para monitorar, cobrar e distribuir os valores impostos pelos direitos autorais diante de qualquer instituição comercial que esteja fazendo uso de conteúdos dessa natureza.

Dessa forma, no início do mês, o ECAD notificou o blog de design Caligraffiti por fazer uso de vídeos do YouTube e do Vimeo em suas postagens, alegando que a administração do blog deveria realizar a contribuição ao órgão, assim como outras empresas já fazem. Porém, diante da situação, a Google ficou sabendo do assunto, e em publicação do diretor de políticas públicas e relações governamentais para o Google no Brasil através do blog do YouTube, Marcel Leonardi, a atitude do ECAD foi considerada errada, afirma o diretor.

No contrato existente entre ECAD e YouTube, as cláusulas constam que a veiculação de vídeos através da opção “embed”, disponibilizando aos usuários o compartilhamento de vídeos fora do site,  no caso, nos blogs e sites pessoais dos mesmos, poderia ser utilizada, sem nenhum tipo de cobrança a esses terceiros. Levando em consideração também, que atravéns da opção “embed” é criado somente um link externo para assistir o vídeo, sendo que todo o armazenamento e execução continua sendo feito pelo YouTube.

Após o desenrolar da história, o ECAD emitiu um comunicado afirmando que no contrato que existe entre sua administração e o YouTube, as cláusulas permitem o envio de notificações a terceiros, contudo, para isso é necessário que exista uma notificação prévia ao Google / YouTube, e de forma que essa não existiu, a intenção do ocorrido não era cobrar valor algum dos terceiros.

Mesmo com a Google “tomando as dores”, o que é nada mais do que justo, isso ainda vai ficar no simples “foi mal, galera” do ECAD e fim da história.

Fonte: G1 Tecnologia

Imagem: Utilidade Pública

About "" Has 382 Posts

Estudante de tecnologias. Trabalha na área de TI, adora todo o tipo de gadgets e nas horas vagas tenta ser twitteiro e blogueiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>