4 Previsões para o futuro da profissão webdesign em 2011 | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

4 Previsões para o futuro da profissão webdesign em 2011

Por zoomdigital
Categoria: Destaques
jan 14th, 2011
1 Comentário
2164 Views

Nunca houve uma época tão excitando para ser um webdesigner, mas sendo membro dessa profissão acelerada e em persistente mudança, eu provavelmente irei falar isso todos os anos até o fim da minha carreira.

Mas com a industria de webdesign eufórica com as novas especificações como HTML5 e CSS3,  e com novas fronteiras quebradas como a internet em portáteis, eu não pude evitar de imaginar como será o futuro e os próximos anos. Eis 4 previsões sobre o futuro do webdesign.

Jacob Gube é fundador e editor chefe do Six Revisions, um website de desenvolvimento web e design popular, e vice editor da Design Instruct, uma revista online para webdesigners. Ele tem mais de sete anos de experiência profissional como desenvolvedor web e escreveu um livro sobre JavaScript conecte-se com ele através do Twitter.

1. Web em portáteis ganhará grande importância.

A internet em aplicativos portáteis está sendo o assunto principal em webdesign nós últimos dois anos. Um pequena olhada no Dribbble, uma rede-social desenvolvida para designers compartilharem seus projetos, e você verá quantos de nós designers estamos trabalhando em aplicativos e interfaces para celulares e outros gadgets móveis.

De qualquer forma, ainda da pra se dizer que a maioria dos websites não dá grande importância para sua presença em dispositivos portáteis. A maioria das instituições que realmente alteraram e deram importância para sua presença nesses dispositivos foram grande corporações, centros de técnologia e websites como Amazon.com, Google, e Digg.  e outros websites aqui e ali que receberam essa atenção devido ao comprometimento de seus webdesigners.

O que isso nos diz ? Se grandes empresas estão tomando esse cuidado e dando importância para sua presença em dispositivos móveis não irá passar muito tempo até que pequenas e médias empresas passem a enxergar que necessitam estar também em dispositivos móveis, então se você é webdesigner é uma boa opção se especializar nesse tipo de nicho pois haverá um grande mercado para ele hoje e no futuro (essa parte não é do artigo original, é uma adição do tradutor Daniel Leal Freitas)

Aonde não vemos preocupação em implementar seus websites em dispositivos móveis hoje ? pequenas e médias empresas, ongs e websites governamentais não estão presentes nesses dispositivos e se não mudarem isso logo irão ficar para trás ao invés de estarem na linha de frente.

De qualquer forma, companhias estão começando a enxergar os benefícios de estarem em dispositivos móveis. E nós próximos anos, nós veremos um grande aumento de websites em dispositivos móveis.

Já existem várias ferramentas para lhe ajudar a criar websites para dispositivos móveis ; já é hora das empresas tomarem consciência e começarem a investir nessa área.

2. Veremos cada vez mais especialistas em determinadas áreas do Web Design

Webdesigners estão diariamente recebendo mais funções e tendo que aprender coisas novas e diferentes. O que antes se limitava ao design HTML e CSS hoje se extendeu a desenvolver soluções para dispositivos móveis, aplicativos web, “rich internet”, aplicativos (RIA), gerenciadores de conteúdo (CMS) e muito mais.

Nós estamos sendo obrigados a criar layouts que funcionem de maneira harmônica em monitores de grandes resoluções e ao mesmo tempo versões menores para dispositivos móveis e smartphones carregando Android.

Isso nos leva a duas coisas. Segurança no trabalho é uma, pois isso abre a possibilidade de nos especializarmos em uma área e nos tornarmos especialistas em determinada área.

No futuro, haverá uma grande estratificação do webdesigner. Nesse momento,  designers de aplicativos web, designers de aplicativos para dispositivos móveis e designers tradicionais estão aprisionados ao título de “web designer”.

Assim como em profissões como médicos e toda a área da medicina possui sub-áreas como oncologia, odontologia e neurologia, nos estamos próximos de ver uma divisão similar no ramo de web design. Eu posso ver especializações como “mobile web designer” (webdesigner de celular), webdesigner CMS (com outras subdivisões como WordPress, Drupal, etc…) e webdesigners especializados em interfaces RIA estão cada vez mais próximos de se tornar uma realidade comum.

3. Estética simples para websites.

Está ocorrendo uma mudança de tendências na maneira que novos websites estão sendo projetados. Webdesigners estão esquecendo layouts complexos e exagerados, e estão optando por layouts simples e limpos com uma atenção maior nos pequenos detalhes, uma grande ênfase em tipografia – com ajuda das fontes para web e a chegada de formatos de fontes para a web (WOFF) –  e interações mais fortes e ricas com a experiência do usuário

Não somente isso, mas estéticas mais simples significam páginas mais rápidas, o que se traduz em uma experiência mais rápida em dispositivos móveis e conexões de internet lentas, e menos confiáveis que a banda larga. E também aonde os tamanhos de tela são muito pequenos para suportar o excesso de elementos gráficos na tela. Essa tendência de design  conhecida pelo termo “Menos é mais” parece que irá se extender, se não dominar, a estética dos websites em um futuro próximo.

4.Webdesign irá substituir o Design Gráfico (ainda mais)

Designers gráficos costumam produzir identidades visuais como logotipos, papéis timbrados, cartões de visita e outros materiais impressos.

De qualquer forma, as empresas estão percebendo as oportunidades e a eficácia de fazer negócios através da internet. Empresários estão cada vez mais dedicados a colocar e melhorar a imagem de suas empresas na internet. Cartões de visita estão sendo substituídos por perfis no Twitter ou Facebook. Cartas, panfletos e papéis timbrados estão sendo substituidos por e-mail marketing, e newsletters feitos em HTML.

Nós estaremos presenciando um futuro aonde isso irá acontecer cada vez mais. ferramentas de marketing tradicionais e impressas serão substituídas por novas ferramentas on-line.

O que você vê no futuro do webdesign ?

Se você é um webdesigner ou em uma profissão relacionada, que mudanças você acha que veremos no futuro ? Se você não é um webdesigner, que coisas você gostaria de ver nos websites do futuro, e que coisas você quer que vire história ? Compartilhe suas idéias nos comentários.

Esse post é uma tradução e adaptação livre feita por Daniel Leal Freitas você pode ver o post original em inglês em http://mashable.com/2010/12/30/web-design-predictions/

About "" Has 314 Posts

O Zoom Digital é um portal de tecnologia criado em 2008 e a 6 anos no mercado se consolidou como um dos maiores portais de tecnologia brasileiro.

One Response to “4 Previsões para o futuro da profissão webdesign em 2011”

  1. Tatiana Costa disse:

    E muito fixe recomendo este site a toda a gente !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *