20 dicas para você se tornar um freelancer | Zoom Digital : Reviews de Smartphones, Tutoriais, Notícias

20 dicas para você se tornar um freelancer

Por zoomdigital
Categoria: Destaques
dez 2nd, 2010
0 Comentários
1085 Views

Esse post é uma adaptação livre do post 20 Quick Tips For Aspiring Freelancers do website Webdesignerdepot.

Os dois últimos anos foram os mais emocionantes da minha vida. Passei a  trabalhar como freelancer, e isso me deu a liberdade de trabalhar quando e quanto eu quizesse. A transição de um emprego regular para freelancer não foi fácil, mas consegui.

Este post é para ajudá-lo a contornar as dificuldades e maximizar sua produtividade quando você iniciar sua carreira como freelancer. Dito isto, aqui estão 20 dicas para ajudar você a se tornar um freelancer de sucesso.

1. Não desista do seu trabalho fixo!

Seu trabalho fixo é muito importante quando trocando o trabalho regular por freelancer. Você precisa estar preparado para se sustentar nesse passo de sua carreira, Então comece devagar trabalhando nos finais de tarde ou nas suas pausas para almoço. Se você é um estudante, trabalhar nos intervalos dos estudos pode ser bem lucrativo, Você pode transformar aqueles períodos ociosos em trabalho e dinheiro.

2. Junte um portfolio fantástico.

No trabalho de um freelancer, ter um portfolio sólido é muito importante. Enquanto muitos empregadores irão aceitar seu curriculo, seu portfolio é o que fará você se destacar. Mostra a seus clientes que você consegue realmente fazer o que seu curriculo diz. Faça-o da forma mais criativa possível. Muitas pessoas se preocupam em não ter trabalho para mostrar a seus clientes em potencial. Se esse for o caso, tente redesenhar websites famosos ou sua marca favorita, e faça isso como uma forma de estudo. Mesmo sendo um trabalho que não irá lhe trazer retorno financeiro, mostrara as suas habilidades, o que irá inspirar muito mais confiança da parte de seus clientes.

3. Saiba quando comprar coisas novas


Esse é um erro comum na maioria dos freelancers. Eles pensam que precisam do melhor equipamento para fazer o melhor trabalho. Sim, ferramentas ajudam, mas como você as usa é o que realmente importa. Por mais tentador que seja, você não precisa do último Macbook Pro; você pode fazer o mesmo trabalho no seu PC de 2 anos atrás. Por que gastar dinheiro quando você pode ganhar ? É Claro, algumas coisas são essenciais, mas no começo busque por versões mais baratas e busque descontos.
Você não quer ver dinheiro escapando pelos seus dedos.

4. Desenvolva o seu website.

Desenvolva o seu website antes de procurar por trabalho isso é importante. A primeira coisa que os seus clientes em potencial irão olhar é o seu website. Seu website demostra a sua atitude diante do seu trabalho e mostra sua personalidade, então tenha certeza que ele reflete a forma com que você quer ser visto. Escolha as palavras do seu website com cuidado: você quer causar uma impressão formal ou descontraida ? Você quer dar ênfase nos preços ou na forma de trabalho ? Tudo isso tem que ser bem pensado.

5. Faça uma nova conta no banco.

Mantenha sua conta pessoal separada da conta do trabalho. Você não vai querer dar os detalhes da sua conta pessoal, tampouco irá unir sua conta pessoal do Paypal com uma de trabalho. De início você vai acabar utilizando sua conta pessoal mas irá acabar tendo problemas com taxas e pagamentos de clientes, De qualquer forma mantenha duas contas separadas para a vida pessoal e outra para o trabalho dessa forma você consegue no mínimo você consegue evitar taxas nas transações.

6. Não tenha medo de pedir ajuda.

Como todas as coisas, começar a trabalhar como freelancer não é fácil, mas a comunidade freelancer é bem amigável. Obviamente ninguém irá fazer um website pra você, mas as pessoas não se negarão a ajudar com um pequeno pedaço de código ou alguma crítica a respeito do seu design. Pedindo por conselhos, você acaba fazendo amigos, o que pode gerar alguns trabalhos no futuro.

7. Nunca pare de estudar


Você pode até achar que já sabe o suficiente, mas com certeza não sabe. Gaste algum tempo lendo artigos e tutoriais ou invista em um curso para extender seu conhecimento. Qualquer informação que você possa adicionar ao seu arsenal de conhecimento melhor. Aprenda algo novo ou diferente, editar vídeos e fazer conversões pode ser uma boa idéia. A internet tem sido cada vez mais centrada em vídeos, portanto ter conhecimento nessa área fará que você tenha um algo a mais a oferecer aos clientes, criando mais lucro para você.

8. Faça um escritório em casa

Tenh certeza que você irá conseguir se concentrar no seu trabalho, de preferência isolado. Um espaço dedicado ao trabalho fará você concluir as tarefas de maneira mais rápida. O escritório não precisa ser uma sala separada de sua casa; qualquer lugar que não tenha muitas distrações servirá muito bem, locais externos como varandas ou jardins são muito bem vindos caso você tenha um laptop e dará inspiração ao seu trabalho. Trabalhar ao ar livre pode sustentar sua concentração e te manter alerta.

9. Tenha uma conta no skype

Um dos grandes problemas ao iniciar como freelancer são as enormes contas telefônicas geradas por conversas com clientes e outros membros da equipe. Se você tem esse problema você pode engulir as altas contas ou ter uma conta no skype. Skype funciona através do computador. Então trabalhar falando através dele será uma tarefa simples. Mas você também pode ter uma linha telefônica através do Skype, assim você não perde a credibilidade de uma conta telefônica e isso poder ser muito útil com clientes internacionais.

10. Use redes sociais para se auto-promover

Saber como se auto-promover é o primeiro passo ao iniciar um trabalho de tempo integral como freelancer. Mantenha sua conta do Twitter atualizada e mantenha contato regular com pessoas das comunidades: Clientes podem ser encontrados em todo lugar. Lembre-se que tudo que você coloca on-line é aberto ao público, então tenha certeza de mostrar o lado profissional  que você quer que todos vejam. Tenha certeza de compartilhar tudo que você achar interessante.  e re-tweet qualquer coisa que você achar relevante. Clientes podem te achar através de recomendações ou pedaços de conteúdo que você compartilhou em redes sociais, mantenha-se atualizado e seja um comunicador.

11.Seja Paciente

Agora que está tudo preparado, sua regra numero um é ser paciênte. Você não terá muitos trabalhos de inicio. isso leva tempo, faça os trabalhos a medida que eles chegarem. Aprenda a ser paciente com os clientes isso o ajudará a ser mais comunicativo com eles. Alguns clientes são bem difíceis de lhidar. e você tem que aprender a se manter calmo e comunicar tudo que for necessário de uma forma que agrade ambos.

12. Auto-promoção com conteúdo

A internet inteira é direcionada a conteúdo. Conteúdo relevante e gratuito dura um bom tempo. Quer um tema livre WordPress ou um screencast bem gravado, publicar conteúdo é uma ótima maneira de divulgar seu nome. Também irá promover seu status de expert e lhe mostras a clientes em potencial como você trabalha.

13. Como lhidar com quadros de trabalho


Eu gostaria de avisar para que você fique longe de quadros de trabalho.Hoje em dia esses quadros estão cheios de pessoas oferecendo trabalhos com recompensas pequenas e de pouca compensação. você precisa lucrar. Mas se você decidir fazer os trabalhos dessas quadros, tenha certeza de que o trabalho oferece um retorno satisfatório, trabalhos locais são melhores por que desenvolvem um relacionamento saudável com os empresários locais tornando mais fácil conseguir mais trabalho.

14. Encontrando trabalho em outros locais

Para encontrar trabalho em outros locais, você precisa se comunicar. Eu acho essa a parte mais difícil: você precisa sair e buscar negócios. Oferecer seus serviços para amigos e familiares pode lhe manter por um tempo, mas eles irão começar a perguntar por favores e tratamento especial, e quando você está começando você não pode se dar o luxo de fazer muitos descontos. Bares mais chiques e restaurentes populares podem ser um bom lugar para conhecer pessoas. Comece a falar com pessoas enquanto espera em filas, ou vá para eventos sociais. Pessoas adoram falar sobre o que elas fazem , então por que não fazer o mesmo ?

15. Encontre seu Nicho

A maioria dos meus trabalhos vem de encontrar um nicho de mercado e explora-lo. Por exemplo, se você fez um website para um novel que está para ser lançado recentemente, o projeto pode servir de template para websites que promovem novels. Se o website for eficiente e lucrativo, você pode oferecer a outros  autores e publicitários o seu serviço que tem sucesso comprovado.

16.Criando trabalho consistente

O problema com trabalho Freelance é que você não consistencia no trabalho. e você precisa de segurança. Ao invés de fazer orçamentos fixos, tente fazer propostas de pagamentos mensais que incluem promoção pelo website, constante monitoramento de SEO e manutenção dos mesmos. Isso não só vai gerar renda mensal, mas também pode fazer o cliente lhe solicitar mais trabalho se ele ver que o trabalho está sendo bem feito, a ponto de você conseguir aumentar o valor mensal. Dessa forma você tem mais segurança do que se opta-se por pagamentos unicos.

17. Lidando com clientes ruins

Você irá eventualmente cuidar de clientes ruins. Clientes ruins são aqueles que querem controlar muito ou comunicar o trabalho de maneira pobre. Se você tiver um desses, você precisa para e se esse cliente vale a pena se ele lhe fornecerá outros trabalhos. Se não, não valerá a pena. Você vai se sentir mau quando deixar um cliente ruim ir embora, Mas você vai liberar tempo para clientes bons.

18. Referidos e testemunhos

Após ter trabalhado com alguns clientes, pergunte a eles como eles se sentiram durante o processo se você fez um bom trabalho e como você poderia melhora-lo. Enquanto as respostas podem ser úteis como testemunhos, você também estará mostrando aos seus clientes que você se preocupa em melhorar os seus serviços, e isso pode encoraja-los a falar sobre o seu trabalho para outras pessoas, trazendo mais clientes para você.

19. Invista em faturamento e software de gerenciamento


A medida que você ganha clientes, você vai precisar de uma maneira de gerencia-los. Utilizar um software de controle de faturas que agilize o processo de cobrança mensal pode ajudar muito. Tente manter as informações de seus clientes atualizada e bem documentada, anotar quanto trabalho já foi feito para determinada empresa pode ser uma boa referencia para o futuro.  Isso irá lhe salvar trabalho administrativo.

20. Mate um dia de trabalho e divirta-se

Se você seguiu os passos acima, você deve conseguir uma boa renda fazendo o que você ama. O propósito de ser freelancer e ter tempo para ir e para fazer o que você quiser. Tenha certeza de aproveitar o seu novo estilo de vida viajando e saindo um pouco mais. Você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo então tome vantagem!

Dica Bonus:

Uma vez dado o orçamento a um cliente, evite entrar em uma briga degradante em busca do trabalho. Não desvalorize o seu trabalho. Você pode optar por dar um desconto em algumas situações, mas se você fazer isso mais de uma vez com o mesmo cliente isso irá fazer ele pensar que você cobrou um valor muito alto no primeiro orçamento fará ele pensar que todos os seus preços são flexíveis .

Deu um orçamento ? mantenha-o!

Esse artigo foi escrito por Ollie Judge exclusivamente para Webdesigner Depot. Ollie é CEO e fundador da Ether Corporation, uma agencia unica de freelancer a ser lançada mes que vem. Tenha certeza de segui-lo no  Twitter e visite o seu blog pessoal olliejudge.com

Você acaba de fazer a transição para trabalho freelancer ? Por favor compartilhe sua experiência pessoal e dicas conosco!


About "" Has 314 Posts

O Zoom Digital é um portal de tecnologia criado em 2008 e a 6 anos no mercado se consolidou como um dos maiores portais de tecnologia brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *