Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

10 anos de Plants vs. Zombies: relembre o clássico

2 min read

10 anos de Plants vs. Zombies: relembre o clássico

Em um cenário em que óculos de realidade aumentada já são usados nos games, é curioso como um jogo como Plants vs. Zombies ainda continue a ser relevante. Lançado em 5 de maio de 2009, o game, que acabou de completar 10 anos, foi desenvolvido pela PopCap e logo se tornou um sucesso estarrecedor, sendo bem recebido tanto pela crítica quanto pelo público. Para comemorar a data, trazemos para vocês uma lista de curiosidades sobre esse clássico do mundo dos jogos mobile.

Conceito inovador

Uma das coisas que mais chamou atenção, do público e do mercado, e que, consequentemente, garantiu seu sucesso, foi o conceito inusitado apresentado por Plants vs. Zombies. Naturalmente, ele parte de uma proposta já corriqueira no universo dos games, baseando-se no gênero de “defesa de torres”. O jogo, no entanto, consegue ser completamente inovador devido a proposta apresentada, em que plantas precisam defender uma casa da invasão de uma horda de zumbis.

Plants vs. Zombies 2

Até hoje, existe apenas uma sequência oficial de Plants vs. Zombies. Lançada em 2013, a continuação se chama Plants vs. Zombies 2: It's About Time e está disponível apenas para celulares Android e IOS. O jogo apresenta mais plantas, zumbis e cenários. No momento, não existe previsão do lançamento de novos jogos da franquia. Seria interessante expandir o game para outros gêneros, por exemplo, na área de slots. Isso já ocorreu com o Bejeweled, que também foi sucesso nos celulares e ganhou uma versão de cassino. Tais games costumam atrair jogadores porque oferecem giros grátis ou free spin, um incentivo extra para que se tornem uma boa opção para passar o tempo e se divertir.

Referências em Plants vs. Zombies

Plants vs. Zombies é recheado de referências culturais e homenagens. Dentre as mais marcantes, é possível citar a homenagem feita ao rei do pop, Michael Jackson. O tributo ao astro foi realizado por meio do "Dancing Zombie", cuja habilidade consiste em conjurar um exército de zumbis bailarinos, uma referência ao clipe da música “Thriller”. Além desta, também é possível encontrar referências a Harry Potter, Doctor Who, Mortal Kombat, Pokémon, e outros elementos da cultura pop.

Homenagem em World of Warcraft

O sucesso de Plants vs. Zombies foi tão estrondoso que o jogo recebeu uma homenagem dentro no universo de World of Warcraft, mais especificamente na expansão World of Warcraft: Cataclysm. A homenagem veio em forma de uma “quest”, denominada Peacebloom vs. Ghouls, que segue os mesmos princípios do game desenvolvido pela PopCap.

Venda da PopCap

Em 2011, a EA, detentora de marcas já estabilizadas no mercado, como The Sims, Star Wars e FIFA, comprou a PopCap, desenvolvedora de Plants vs. Zombies.O valor pago na compra foi de US$ 750 milhões. A transação pegou os fãs do jogo de surpresa, especialmente pelo histórico da PopCap, uma desenvolvedora independente que conseguiu ganhar relevância no mercado a partir do sucesso de jogos simples. Desde que foi comprada, a PopCap vem trabalhando em jogos e sequências sob o comando de sua nova dona, a EA.

Plants vs. Zombies: Garden Warfare

Voltados para os consoles e computadores, foi lançado em 2014 um spin-off de Plants vs. Zombies, intitulado Zombies: Garden Warfare. A premissa de plantas que defendem a humanidade de um ataque zumbi segue intacto, mas agora adquire o formato de um multiplayer de tiro em terceira pessoa. O jogo foi desenvolvido após a compra da PopCap pela EA e uma sequência foi lançada em 2016.

Continuaremos a ouvir sobre Plants vs. Zombies no futuro?

10 anos após seu lançamento, Plants vs. Zombies continua fresco em nossas memórias e ainda é extremamente popular. Mas até quando? Já são três anos sem nenhuma novidade relacionada ao jogo, cujo último lançamento foi a sequência de Plants vs. Zombies: Garden Warfare, lançado em 2016. Desde então, não temos mais notícias sobre possíveis jogos da franquia criada pela PopCap. 

Philipe Cardoso 30 anos, Carioca, Criador do Portal Zoom Digital, mantém desde a época que possuía formato de blog, Podcaster do Zoom Cast. Amante por todo tipo de tecnologia.

One Reply to “10 anos de Plants vs. Zombies: relembre o clássico”

  1. Good evening, I was just on your website and submitted this message via your contact form. The feedback page on your site sends you these messages via email which is the reason you are reading my message at this moment right? That’s the holy grail with any type of online ad, getting people to actually READ your advertisement and this is exactly what you’re doing now! If you have an ad message you would like to promote to tons of websites via their contact forms in the U.S. or to any country worldwide let me know, I can even focus on particular niches and my prices are very reasonable. Shoot me an email here: Benja57mik57@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *